quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tá na hora de falar de bolos...

Quiche de Tomate

Quiche de Tomates e Manjericao para o lanche

Massa:

250gr de farinha de trigo
140gr  de manteiga
1ovo
10gr de creme de leite fresco
8gr  de sal


Coloque no processador ate obter uma massa uniforme. Reserve.

RECHEIO
 1 litro de creme de leite
400gr de queijo gruyère
2gr de pimenta do reino
100gr de parmesão
300 gr de mussarela em cubinhos
½ maço de folhinhas frescas de manjericão
5 ovos
50gr de manteiga
30gr de cebola batida
100gr de tomate seco
100 gr de tomatinho baby bem maduros e pequenos inteiros

Recheio:

Colocar a manteiga e a cebola na panela ate dourar. Acrescentar o creme de leite e o Gruyère mexendo ate derreter. Deixar esfriar. Acrescentar os ovos e as folhas de manjericao. Testar e ajustar o sal e a pimenta.

Abrir a massa numa forma desmontavel tendo o cuidado de cobrir as laterais o suficiente para a altura do recheio e colocar sobre ela os tomates e a mussarela. Despejar por cima a mistura ja resfriada de creme de leite. Polvilhar com parmesao e assar.

Comentarios: Dou preferencia a receitas que ficam maravilhosas sem o tradicional trabalho que tinham nossas maes e avós. Lançar mao de tecnologia para abreviar o tempo e o esforço é algo de que nao devemos abrir mao nos dias de hoje. Adoro botar a mao na massa, mas nem sempre literalmente.  Processador domestico é tudo de bom, mas tem muita gente que tem medo dele! Faço qualquer coisa com ele e recebo os meritos do esforço que nao tive...Não é demais?  Um dia me propus a ler o manual de tudo que tenho e usar plenamente. Daí pra cá minha vida ficou muito melhor e até consegui ter unhas bacanas. No caso  desta massa de processador, alem de  rapida e muito pratica, pode ser usada para outras receitas, inclusive para aquele aproveitamento das sobras do frango ou lombo do domingo. Ela derrete na boca semelhante à massa podre dos antigos empadoes.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Amanha tem receita de Quiche...

Receita de Amor aos Pedaços

Melhor do que isto só dois disto:


Amor aos Pedaços


-1 coco (de verdade, não o de pacotinho)
-1 abacaxi
-400 gr de açucar
-3 ovos
-1 colher de manteiga
Coloca-se tudo numa panela, leva-se ao fogo, mexendo até aparecer o fundo da panela. Espera-se esfriar enquanto se prepara a massa:

-3 ovos
-1 colher de manteiga
-2 colheres de açucar
-1 colher de fermento para bolo
-1 pitada de sal
-350 gr de farinha de trigo (mais ou menos, o suficiente para amassar)

Mistura-se a massa e divide-se em duas partes iguais. Abre-se com um rolo de forma a cobrir um pirex. Forram-se o fundo e as laterais. Coloca-se o recheio que, a esta altura, deverá estar morno. Abre-se o restante da massa e cobre-se o recheio, fechando as laterais com os dedos. Leva-se ao forno médio (160 graus), até que a massa esteja começando a dourar, hora de retirar do forno.
Pode ser guardado em latas na despensa, partido em quadradinhos, como minha tia fazia.

Revi esta receita e lembrei que há muito não coloco um pedaço de doce na boca. Quando acabar a promessa, vou fazer uma receita de Amor aos Pedaços e comer inteirinha, sem culpa e aí postar a foto.

Comer, Rezar e Amar

Vi o filme. Esperava muito mais. Mas Julia é sempre Julia, e, se fosse outra, o filme seria muito menos do que realmente foi. Fiquei aflita com tanta gula na Italia e a melhor parte foi ver a esguia castigar a silhueta e comprar um novo jeans tamanho maior... Fiquei realmente muito feliz e menos culpada. Rs!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Receita: Ovos Nevados

Todo mundo (ou quase) já se derreteu por OVOS NEVADOS. Existem mil versões desta receita. Aqui em casa todo mundo adora. Comecei fazendo uma receita antiguinha, que veio num lindo livro herdado, escrito a pena nos anos 20, 30. Depois mudei alguma coisa (prefiro usar menos açúcar nas sobremesas), pesquisei outras versões e aprendi uma maravilhosa com meu querido MESTRE - HUMMMMM! Vou postar a mais antiga, do livro em que se usava "ph" em vez de "f". Claro que tive de adaptar alguma coisinha, pois não dá pra comer 2 dúzias de ovos e dormir com a consciência e o estômago tranquilos. :)


Ovos Nevados anos 20

-1 litro de leite, menos 1/2 xícara
-1 lata de leite condensado
-1/2 lata de creme de leite sem o soro
-6 ovos caipiras
-6 colheres de açucar refinado
-canela em pó

Ferva o leite com o leite condensado. Bata as claras em neve - bem firme. Junte o açucar e as claras. Você vai sorrir ao perceber que esta mistura resulta num delicioso merengue. Vá cozinhando as colheradas do merengue no leite fervente, retire com a ajuda de uma espumadeira e reserve numa travessa ou em taças individuais. Apague o fogo nesta hora.  O leite restante será utilizado para um delicioso creme que se finaliza acrescentando as gemas (sem a pele que as envolve) batidas ligeiramente na 1/2 xícara de leite reservada. Passe estas gemas numa peneira antes de colocar no leite. Reacenda o fogo e espere abrir fervura, mas NÃO DEIXE QUE FERVA. Apague a chama imediatamente,  pois há o perigo de um desastre: o leite pode coagular quando misturado com as gemas. Acrescente o creme de leite. Despeje o creme amarelinho sobre as nuvens de merengue cozido. Canela em pó aromatiza e deixa tudo bem misterioso...


domingo, 17 de outubro de 2010

Muito Prazer

Bom é comer e beber, e acreditar que o prazer de viver pode, muitas vezes, estar em pequenos detalhes ao alcance das mãos. Vale apostar na simplicidade como a melhor forma de se viver o dia a dia. Receitas, dicas, novidades - tudo cabe por aqui, descomplicadamente.
Então... Vamos lá!